quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Helen Rödel designer de moda que ultiliza técnicas manuais como o crochet e o tricot destaca-se entre os designers de sua geração!

Helen Rödel
Hoje de manhã, uma amiga minha super querida Stephanie me mostrou esse vídeo lindo, e eu resolvi dividir aqui com vocês um pouquinho da biografia dessa estilista que eu ainda não conhecia, e achei maravilhoso os trabalhos dela!  
Helen Rödel; eu estou apaixonada pelo trabalho dela e por ela também que é uma fofa! Mas o que mais me tocou foi a maneira dela ver a vida, com a forma que ela expressa, e o talento dessa mulher incrível! Estou maravilhada com tanta beleza e delicadeza! Tudo feito a mão minuciosamente com muita paciência e sabedoria. Ela utiliza de técnicas tais como o crochet. Para quem não sabe o crochet é uma técnica utilizada desde o século XVI. Apesar de Helen utilizar uma técnica tão antiga ela consegue sempre se superar cada vez mais inovando resultando em peças valiosas, extremamente delicadas e super finas. Eu ameiiiiiii e vocês??????

Helen Rödel - Estudos MMXI from Aura on Vimeo.
Helen Rödel
http://www.helenrodel.com.br/
Helen Rödel (27) destaca-se entre os designers de moda de sua geração, notadamente pela utilização de técnicas manuais tais como o crochet e o tricot como suporte de suas criações. Em sua jovem trajetória a estilista estudante apresentou-se, em 2009, sob a primeva marca Rödel LA na semana de moda islandesa e já desenvolveu para grandes labels brasileiros peças em crochet para as passarelas do SPFW e do Fashion Rio.
Sobre o caminho que inicia na moda autoral Helen Rödel reflete que "No Brasil só não é difícil ser brasileiro. Mas também nunca ninguém ousou dizer que viver seria fácil. Pensem no Brasil quando tudo era mata. Como sou de ascendência alemã, conheço bem as histórias dos primeiros imigrantes que chegaram aqui e foram engolidos pelo verde e pelo vazio demográfico. Eles abriram picadas nas matas densas e construiram cidades. Vejo assim o trabalho da moda autoral no Brasil, braços fortes, cabeça focada e coração sagrado".
A escolha da técnica manual, que como conhecemos hoje data do século XVI, tem contribuido para esta aparecer renovada a medida em que Helen propõe a sua visão. Ela aprende com o crochet de ontem mas realiza o crochet de seu tempo, de sua vida e para isso executa um trabalho minucioso em que o acabamento, o perfeito tecimento e a modelagem precisa que garante modelos sem costuras se unem à materiais de alta qualidade e designs com conceitos atemporais, resultando em peças valiosas, extremamente delicadas e inovadoras.
Seus crochets exuberantes e luminosos buscam a história e prestam uma homenagem. "Penso que as técnicas manuais são o passado, e agora são o futuro. São artes tradicionais e de infinitas possibilidades para qual eu oferto a minha visão. Essa fantástica combinação de uma agulha, fios, mãos e mente presente me encanta sobremaneira e meu esforço em renovar a técnica é, além de realização pessoal e crença, uma vontade sincera de que a técnica se mantenha viva carregando consigo a mudança dos tempos". 
Helen Rödel
Para saber mais sobre Helen Rödel clique aqui:



Um comentário: