segunda-feira, 25 de junho de 2012

Tocha Olímpica em Sheffield UK \O/


Estou vivo. Depois de uma tarde intensa de verão inglês (hoje realmente fez calor, os termômetros alcançaram calorosos 22 graus), conseguimos flagrar a tão esperada passagem da tocha olímpica por Sheffield. Bom, não sei quantos de vocês já tiveram a oportunidade de acompanhar um evento como este, a passagem da tocha olímpica por uma cidade, mas é algo de se impressionar. Só para situá-los, Sheffield é uma cidade do porte de Ribeirão Preto, já que possui uma população de cerca de 620 mil habitantes e, sério, a impressão que tive hoje foi a de que toda a cidade estava nas ruas. Toda uma população à espera da passagem da bendita da tocha olímpica. A tocha, ou melhor, a pessoa carregando a tocha, passou pela Leopld Street, centro da cidade e local onde estávamos, por volta das 19h 30, porém, lá pelas 15h as ruas já estavam lotadas, em plena segunda-feira. Excesso de vagabundagem? Também, no entanto o que eu quero mesmo dizer com isso é que esse evento realmente mobilizou a população do município, que por sua vez figura entre os maiores da Inglaterra. Bem, muitas, mas muitas, milhares de pessoas nas ruas. Creio que, somente na região central da cidade havia em torno de umas 200 mil pessoas! Coisa absurda. E digo, pessoas de todas as classes sociais, idades, pessoas de muitas etnias (africanos, europeus, sul americanos, orientais, americanos, ingleses, alemães, a porra toda). De modo que tivemos que nos aglomerar próximos da concorridíssima Leopold Street. Pra ser exato enfrentamos algumas cotoveladitas carinhosas e conseguimos chegar bem perto da rua, ou seja, às margens de onde a tocha passaria. Quando enfim chegamos lá, ficamos dividindo espaço com um pessoal jovem, da Malásia, o que foi divertido, já que eu não entendia porra nenhuma do que eles falavam, e vice-versa. Assim, ficamos espremidos das 17h até por volta das 19h quando finalmente a tocha passou por nós. E, confesso, foi emocionante. Afinal de contas não vemos uma tocha olímpica todos os dias, tipo, "olha lá a tocha olímpica cruzando o sinal vermelho". Mas, confesso também, aquilo teve alguma coisa de brochante, já que a mocinha (deve ser alguém importante mas eu não sei o nome dela, e tampouco me importa), passou correndo com aquela imensa tocha na mão. Quando eu realmente dei por mim, a senhorita que detinha a tocha já havia passado por nós. Ou seja, o fato de eu ser baixinho somado a minha intensa falta de atenção e a aglomeração de jovens da Malásia me impediram de curtir o momento de forma mais intensa que, na realidade, passou rápido como um estrela cadente. Bom, seja como for, estamos muito próximos dos Jogos Olímpicos e eu senti muito isso na pele hoje. Outro fato que não posso deixar de citar foi o esquema armado para promover esse tipo de evento. Muitos policiais (civis, estaduais, nacionais), exército, telões gigantescos, helicópteros, apresentações artísticas, música, dança pra tudo que era lado. Uma loucura. Lembrando que em 2016 é a nossa vez, Brasil, de promover tal evento. Foi sim um dia de grande emoção, que me rendeu, além da chance de ver a tocha olímpica, algumas dores nas costas e pernas e este singelo texto para entreter vocês. Bem, como eu havia adiantado, vou continuar escrevendo sobre vivências, situações e episódios aqui na terra da rainha, sempre dessa forma despojada e sem muitas informações muito úteis para a vida de todos. De qualquer forma, agradeço aos que me lêem, isso pra mim é demais! Algo de realmente satisfatório. Venho agora e adianto que passarei a escrever uma série de textos como esse, mas explorando o que a Inglaterra tem de melhor, que são os pubs. Obviamente durante as olimpíadas trarei novos textos sobre os jogos, as pessoas, as situações que tudo isso envolve enfim, sempre de maneira leve, vagabunda, embriagada e despojada. A boa e velha forma Pitt de ser. Ah, e não se esqueçam, viva o Gonzo Jornalismo! Beijo no coração docês!
Familia Campos Peres reunida. By Bia Junqueira
Começo do dia ruas vazias. By Bia Junqueira

Ruas semi lotadas por volta das três da tarde em Sheffield. By Bia Junqueira




Ruas extremamente LOTADAS as quatro da tarde. By Bia Junqueira














Beijokas pessoal Bia & Pitt. Espero que curtam nossas aventuras pelas gringas. Fui.......

Um comentário: