sexta-feira, 29 de março de 2013

Semana Santa e seu Significado.

A Semana Santa é a última semana que Jesus viveu sobre a terra. E a igreja procura nestes dias viver estes últimos acontecimentos através das celebrações litúrgicas.

Assim a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos que foi o último domingo que Jesus passou sobre a terra. Neste dia Ele entrou sentado num burrinho na cidade de Jerusalém e foi aclamado pelo povo com os ramos das árvores. Daí neste dia realizar-se a famosa “procissão de ramos” antes da missa.

Da segunda-feira até quarta-feira Jesus passará a maior parte do tempo fazendo as suas últimas pregações no Templo de Jerusalém.

Na quinta-feira, conhecida como Quinta-Feira Santa, houve a famosa “Última Ceia” onde Jesus se levantou para lavar os pés dos Apóstolos. Daí esta cerimônia ser conhecida como “Lava-pés”. No entanto, nesta ceia Jesus não só lavou os pés dos Apóstolos como também instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio.


Após a cerimônia da Quinta-Feira Santa, todas as hóstias consagradas são colocadas num lugar especial chamado Monumento. Faz-se isto, pois Jesus após a Última Ceia foi preso no Horto das Oliveiras e ficou sozinho durante toda aquela noite.

O costume que se tem é de recolher todas as hóstias consagradas e colocá-las neste Monumento em sinal de tristeza pela prisão de Jesus. E para fazer-lhe companhia faz-se uma vigília ao Monumento que vai desde o fim da cerimônia da quinta-feira até o início da cerimônia de sexta-feira.

Na sexta-feira, conhecida como Sexta-Feira Santa, Jesus é julgado, flagelado, coroado de espinhos e crucificado. Por isso, o costume é de realizar uma cerimônia às 15hs da tarde, hora em que Jesus morreu na Cruz (às vezes é um pouco depois), onde se recordam todos estes acontecimentos.
Da sexta-feira até a madrugada de domingo a igreja fica em luto pela morte de Cristo. E logo se criou o costume de fazer uma celebração à meia-noite do sábado, conhecido como Sábado Santo (Aleluia), onde se comemora a ressurreição do Senhor. Em muitas igrejas esta cerimônia é feita mais cedo. É uma cerimônia belíssima onde toda a igreja começa às escuras. Esta cerimônia vale pelo domingo.

No domingo celebra-se a festa mais importante do ano: a Páscoa ou Ressurreição do Senhor. A alegria da ressurreição de Jesus é tão grande que a igreja diz que devemos celebrá-la nos cinquenta dias seguintes.
 
No domingo de Páscoa há uma bênção importantíssima dada pelo Papa às 12h de Roma: a Bênção Urbe et Orbe. Esta bênção pode lucrar indulgência plenária, apagar as manchas de todos os nossos pecados, caso façamos as obras que acompanham a indulgência.

BOA PÁSCOA!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário